Livros, sustentabilidade e conhecimento.

Posted on 14/03/2012

0


.

Ontem, no dia 12 de março, fui à Fundação Getúlio Vargas em São Paulo para o lançamento de um livro sobre Sustentabilidade, e o foco do evento foi a Economia Verde.

O livro, “Os 50 + Importantes Livros em Sustentabilidade” é uma tradução/adaptação do livro “The Top 50 Sustainability Books”,  publicado pela University of Cambridge, Programme for Sustainability Leadership . E  foi publicado no Brasil em parceria com o Instituto Jatobás e a Editora Peirópolis.

Gostei do lançamento, mas o que inicialmente mais me chamou a atenção foi a estrutura do livro (aqui entrou em cena a historiadora da ciência e aquela que pensa o conhecimento).

Após o prefácio, a apresentação e da introdução, o que se vê é uma espécie de “fichamento” dos livros , com título, autor, a primeira e a última edição ( e outras, se forem relevantes), as “idéias-chave”, uma sinopse, os tópicos do livro, uma seção “sobre o autor”, e no final a indicação de outros livros e “mais informações”.  Ao final da edição há uma relação dos livros que tem edições em português.

Nada substitui a leitura que cada um faz de um livro, de um artigo, de um periódico.

Mas em épocas em que dados/informações/conhecimentos jorram em uma velocidade e em um volume maior do que podemos processar e absorver, este talvez seja um formato interessante para lidar com coleções de bibliografias relevantes nas mais diversas áreas.

Talvez seja um dos modos, um modo sábio, de lidar com algumas delas de um modo não “emburrecedor”.

.