TED e TEDx

Posted on 01/12/2011

0


.

Começo apresentando o TED:

“TED is a nonprofit devoted to Ideas Worth Spreading. It started out (in 1984) as a conference bringing together people from three worlds: Technology, Entertainment, Design. Since then its scope has become ever broader. Along with two annual conferences — the TED Conference in Long Beach and Palm Springs each spring, and the TEDGlobal conference in Edinburgh UK each summer — TED includes the award-winning TEDTalks video site, the Open Translation Project and TED Conversations, the inspiring TED Fellows and TEDx programs, and the annual TED Prize.”

TED é uma organização sem fins lucrativos devotada à “Ideias que Valem a Pena Espalhar”. Começou  (em 1984) como uma conferência, trazendo ao mesmo tempo pessoas de três mundos: Tecnologia, Entretenimento e Design. Desde então seu escopo (alcance) se tornou cada vez mais amplo. Juntamente com duas conferências anuais — a Conferência TED em Long Beach e Palm Springs a cada primavera, e a conferência TEDGlobal em Edinbugh na Inglaterra, a cada verão – o TED inclui o premiado site de videos TEDTalks, o Projeto Aberto de Tradução e Conversações TED, o inspirador TED Fellows  e os programas TEDx, e o Prêmio TED anual.

Mais: http://www.ted.com/pages/about

[ E aproveito para apresentar o TEDMED, sobre medicina e tecnologia – http://www.tedmed.com/home . ]

Retomando, o TED me foi apresentado por um amigo, Fabio Fiss (www.fabiofiss.com ), em idos de 2009 e desde então assistir vídeos do TED e aos eventos TEDx são atividades cada vez mais populares no Brasil .

Desde então fui em alguns – o TEDxSP (www.tedxsaopaulo.com.br/ ), ocorrido no começo de 2010, o primeiro no Brasil, e o TEDxUSPLeste (www.tedxuspleste.com.br/) em novembro de 2011. E assisto com regularidade – em 2010 com mais assiduidade, menos em 2011, ao TEDx Vila Madá (www.tedxvilamada.com.br/ ), que se caracteriza por ser mensal e tem várias sessões via online.

Todos que fui ocorreram em São Paulo (mais sobre eles, aqui: http://www.ted.com/tedx).

Basicamente o TED veio, com seu estilo de apresentações, revolucionar a apresentação de conteúdos significativos.

Com apresentações de no máximo 20 minutos, o conferencista apresenta suas ideias/trabalho/causas  que lhe ocasionam paixão e que são muito significativas, mais que sejam tão significativas que merecem serem “espalhadas pelo mundo”.

Vale a pena assistir a pelo menos uma dessas paletras para entender do que eu estou falando ( esta é um ótimo exemplo: a fala da professora Adozinda Kuhlmann ).

Depois disso, palestras comuns, “circulares” no mau sentido, com conteúdo disperso e com mais de meia hora de duração ficaram muito difíceis de serem assistidas, mesmo porque estamos cada vez mais em época de participação / colaboração / integração.

Mas há uma coisa que faz diferença e vejo que este “fator” (ou sua falta) está começando a fazer diferença nos eventos (embora ele estivesse de maneira abundante nos TEDX a que compareci): a paixão.

O que mais caracteriza uma palestra TED é a paixão embutida na fala de cada palestrante e espero sinceramente que quem organize/faça um evento TEDx, seja aqui no Brasil ou no resto do mundo, nunca se esqueça disso.

Excelência técnica é desejável, mas paixão é fundamental.

..

Anúncios
Marcado: ,