Por que “de trabalho” e não “no trabalho” ?

Posted on 07/07/2011

0


.

Por que falar  “de trabalho” e não “no trabalho” ?

Por que relações de trabalho existem em todos os níveis, sejam no trabalho, seja fora dele, sejam em trabalhos informais, sejam nos formais. Sejam em grandes grupos, sejam em pequenos grupos.

Mas, principalmente, são relações que acontecem entre pessoas, estejam elas em grandes ou pequenas organizações, conglomerados, empresas nacionais ou multinacionais, estejam elas em organizações públicas ou privadas ou mistas.

Pois o que interessa, o que deveria ser nosso foco, são as pessoas que compõe qualquer tipo de organização.

Mas… e aí?

Isso é um estudo acadêmico? Estudo de mercado? Discussões sociológicas? Fazem parte de algum seminário voltada aos Recursos Humanos?

Poderia até ser, mas estas minhas digressões são baseadas em reflexões minhas em razão de minha participação em um movimento, o Movimento Novo Olhar sobre as Relações de Trabalho.

Por que uma das grandes discussões acadêmicas, e eu tenho um lado acadêmico forte, sempre foi “teoria” versus “prática” e qual se sobreporia à outra em importância. E o que propomos , o que queremos, é construir nossa teoria através de nossas práticas, através da observação de nosso dia a dia e de nós mesmos.

A  Rede e do Movimento Novo Olhar’ é um espaço, um movimento, uma rede para se discutir estes temas.

Por que se somos um microcosmo, um fractal, do que acontece no mundo a nossa volta (e somos…), cada vez mais comprovamos que é praticando em nós mesmos que nos damos bases fundamentadas para atuarmos com outras pessoas.

E para construirmos nossas teorias.

.

.

.

Anúncios