TEDx São Paulo e TEDx Vila Madá

Posted on 06/01/2010

2


Foi muito interessante assitir o evento TEDx Vila Madá (http://tedxvilamada.ning.com ), que começou em 2010, porém ele foi completamente diferente do TEDxSP (http://www.tedxsaopaulo.com.br ) que aconteceu em 2009, mas… ao mesmo tempo os dois tiveram semelhanças extremamente marcantes.

Nos dois, um foco em pessoas, essencial, e outro foco em redes entre e de pessoas, que também é essencial. E como vai se delineando que o resto, seja este “resto” movimentos, eventos, escritos, manifestos, etc, é conseqüência deste tipo de posicionamento.

É possível observar que os dois eventos foram feitos por grupos de pessoas que entenderam isso e é bom saber que estamos ficando com uma massa crítica cada vez maior de pessoas que sabem navegar num universo que precisa deste tipo de atitude e de compreensão (redes, redes, redes e … redes, como por exemplo em http://escoladeredes.ning.com ).

Mas aqui eu introduzo algo que venho pensando deste TEDx Vila Madá quanto ao trato de “idéias que merecem ser espalhadas”: talvez eventos grandes sejam para reuniões e divulgações mais amplas, de mais impacto, e interações mais amplas, mas a apresentação de realizações, de montagens e suas concretizações provavelmente serão melhor absorvidas entre e nos pequenos grupos.

Talvez nos grandes eventos o grande “gancho” seja a divulgação do que equipes e grupos, personificados por algum componente, estejam fazendo, realizando, concretizando.

No TEDx São Paulo e no TEDx Vila Madá foi possível observar este fenômeno, ninguém obviamente faz nada sozinho, é necessário uma equipe para realizar coisas, mesmo que a idéia inicial tenha vindo de algum indivíduo. Mas enquanto o primeiro tinha característica de mostrar competências e realizações passadas, embora a maioria ainda estivesse na ativa, o segundo tinha a característica de uma montagem futura, de uma construção proposta através de reunião de competências de pessoas e grupos que continua em sua comunidade NING.

O modelo dos TEDx favorece o duo idéias-propagação: a concisão, a relevância, as apresentações com começo-meio-fim.

Mas sempre as melhores posições e colocações vieram e vem, e isso me chama atenção, de  grupos que interagem entre si.

Redes.

E, o mote interessante dos dois,  os temas trabalhados serão sempre regionais, mas as idéias TEM QUE SER ESPALHADAS… tanto pela movimentação da ideia em si mesma, quanto pelo feedback que esse movimento acarreta.

Por que idéias estagnadas são idéias perdidas.

.

.

Anúncios
Posted in: eventos, TED e TEDx